terça-feira, 27 de setembro de 2011

PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS CULTURAIS DE TERESINA

Teresina é um destino de grandes belezas naturais e culturais, de um povo hospitaleiro e de espírito acolhedor. Desmitificando o velho pensamento de que Teresina não possui praias e por essa razão não é considerada uma cidade turística, apresenta-se alguns dos seus principais atrativos turísticos. Sua singularidade está na história do povo, de suas lendas e do que de melhor se oferece aqui. Conhecer antes de tudo é importante para aprender a valorizar o que temos e principalmente acreditar e admitir que temos!

Teatro 4 de Setembro

Talvez um dos representantes mais fiéis da cultura e história do povo tem-se o Teatro 4 de Setembro, que serve hoje como um espaço onde acontecem vários espetáculos teatrais, shows de música, dança, e a mais bela expressão de arte teresinense. Está localizado na Praça Pedro II, formando o complexo cultural da cidade, juntamente com os outros atrativos do entorno. Caracteriza-se por fazer parte do patrimônio tombado local, pois ainda são conservados suas características originais, decoração, fachada e estilo neoclássico.

Central de Artesanato Mestre Dezinho

A central é um local muito interessante, onde especificamente o artesanato da região é manifestado através dos vários pontos de comercialização e mostra de produtos e artefatos dos mais diversos tipos e gostos, valorizando os materiais regionais como o couro, o babaçu, a cerâmica, entre outros. Ainda abriga a Escola de ballet e de Música de Teresina. Também localizada na Praça Pedro II, sua denominação é devida a uma homenagem a um dos maiores artesãos piauienses, o Mestre Dezinho de Valença.
 

Clube dos Diários

Outro expressivo atrativo cultural é o clube dos diários, antigamente conhecido como o clube de elite da sociedade, é utilizado hoje para exposição de filmes e artes em geral, a preços populares e também gratuitos. Está situado na Rua Álvaro Mendes, por trás do Teatro 4 de Setembro. Também é um monumento tombado, de grande importância para a cidade.

Palácio de Karnak

Um dos monumentos mais belos da cidade devido à sua arquitetura e decoração singulares, inspiradas nas construções do antigo Egito. Atualmente funciona como sede do governo do estado. Antigamente era utilizado como residência e sede do poder executivo pelo governador Mathias Olímpio em 1926. Está localizado na Avenida Antonino Freire, no centro. Seu tombamento se deu no ano de 1997.

Museu do Piauí

A Casa Odilon Nunes mais conhecida como Museu do Piauí, abriga o acervo histórico cultural mais rico do Piauí, com mais de mil peças. Já funcionou como sede do governo e foi o antigo casarão do Comendador Jacob Manoel Almendra. Está situado na praça Marechal Deodoro (Praça da Bandeira), passou a ser chamado de Museu do Piauí Odilon Nunes em homenagem ao historiador de Amarante, em comemoração ao centenário de seu nascimento.

Casa da Cultura

Denominada Casa Barão de Gurguéia, como os outros atrativos mencionados foi construída para servir como residência do Barão de Gurguéia, João do Rêgo Monteiro. No local atualmente são realizadas mostras, exposições, cursos gratuitos, oficinas, além de possuir um acervo museológico, entre outras atividades culturais. Conta com uma arquitetura eclética o século XIX. Fica localizada na Rua Rui Barbosa, em frente à Praça Saraiva.

Estação Ferroviária / Espaço Trilhos

A Estação A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta com seu primeiro trecho ligando Caxias a Cajazeiras, no Maranhão, divisa com o Piauí, pelo fato de não existir ponte sobre o rio Parnaíba, os passageiros com destino a Teresina atravessavam o rio a canoa. Iniciada em 1922, só em dezembro de 1939 foi inaugurada a ponte João Luiz Ferreira. A estação de Teresina havia sido inaugurada em 1926, com o mesmo prédio que ainda hoje está lá, mas ficando por muitos anos sem nenhuma serventia. Hoje é utilizada como estação do metrô e museu, além do Espaço Trilhos, que serve como uma espécie de teatro, onde são realizadas várias manifestações artísticas, shows musicais e de dança de artistas locais. Está localizada na Av. Miguel Rosa, Centro-Norte.

Teatro João Paulo II

O Teatro João Paulo II fica situado na região do Dirceu, foi inaugurado recentemente em 2005, palco de grandes espetáculos e eventos locais, expandindo assim a oportunidade de haver mais apresentações a nível regional e nacional, pois inicialmente ficavam limitadas somente ao Teatro 4 de Setembro. É aberto diariamente para a comunidade e são ofertados vários cursos, palestras e oficinas.
edição: Jaciara

Nenhum comentário:

Postar um comentário